1. O que é o Hack4Moz?
O Hack4Moz 2019 é um conjunto de eventos do ecossistema de inovação Moçambicano com o apoio do Banco Mundial e instituições do Estado, que tem por objetivo encontrar soluções inovadoras que resolvam desafios concretos do País. Através de apresentações, meetups, masterclasses, e um hackathon de 36 horas pretendemos identificar e incentivar as soluções mais inovadoras no país, e ajudar os jovens empreendedores por trás das mesmas a terem sucesso no mercado nacional.

 

2. Quais são os desafios?
O Hack4Moz procura soluções nas seguintes áreas prioritárias:

a. Sustentabilidade: Agricultura; Biodiversidade; Pesca; Florestas.

b. Inclusão Financeira.

c. Protecção social: Juventude Vulnerável e Empregabilidade; Protecção Social.

d. Saúde.

 

3. Quando vai acontecer e onde?
O Hack4Moz vai acontecer no dia 7 de Junho (Sexta-Feira), onde especialistas internacionais vão apresentar duas Master Classes, e no dia 8 e 9 de Junho (Fim-de-Semana) será o hackathon de 36 horas. Estes eventos vão decorrer na Sede do BCI, na Av. 25 de Setembro, nº 4.

 

4. Como posso participar no Hack4Moz?
Para participar no Hack4Moz só precisas de preencher o formulário disponível em:
https://www.hack4moz.org/hack4moz

 

5. Já tenho que ter uma ideia desenvolvida ou não?
Para participares no Hack4Moz NÃO precisas de ter uma ideia ou produto, nos dias do evento vais ter a oportunidade de criar e desenvolver uma solução que responde aos desafios. Se já tiveres uma ideia, protótipo, ou startup com potencial de responder a algum dos desafios também podes participar e aproveitar o evento para desenvolver ainda mais a tua solução e fazeres o pitch aos parceiros do Hack4Moz.

 

6. Posso vir sozinho ou tenho que vir em equipa?

Podes vir sozinho ou em equipa, sendo que todos os membros da tua equipa têm que preencher o formulário. Se vieres sozinho, durante as primeiras horas do hackathon vais poder interagir com outros participantes e podes integrar uma equipa existente ou formar a tua equipa durante o evento.

7. O que vou encontrar no Hackathon?
No hackathon vão estar presentes várias pessoas do ecossistema de inovação Moçambicano, das mais diversas áreas, desde programadores, designers, marketers, business developers, e empreendedores. A equipa do Hack4Moz vai estar presente e inclui especialistas do Banco Mundial, do Governo, sector privado, e treinadores internacionais. No local do evento vais ter disponível todo o material necessário para o hackathon, incluindo mesas, cadeiras, projetores, flip-charts, papel, marcadores, etc.

 

8. Que material preciso de trazer para o Hackathon?
Para o hackathon só precisas de trazer o teu laptop e vontade de trabalhar na tua solução!

 

9. Que dados estão disponíveis para eu usar no Hackathon?
O Hack4Moz vai disponibilizar vários dados em bruto do Governo e parceiros, incluindo dados geográficos (localização) de escolas, universidades, postos de saúde, instituições do Estado, etc. Adicionalmente terás também acesso a dados do Instituto Nacional de Pescas, do Programa de Desenvolvimento Espacial, e outras iniciativas de dados abertos do Banco Mundial.

 

10. Quais são os prémios?
O Hack4Moz terá vários prémios e oportunidades para os participantes.


 

Prémios:

a. Prémio monetário de 50.000 MZM para as equipas vencedoras;

b. 1 ano de acesso à internet (com modem incluído) para as equipas vencedoras;

c. Bootcamp para o desenvolvimento de ideias e consolidação de propostas;

d. Programa de Incubação de 6 meses com possibilidade de se candidatarem a uma mentoria de 1 ano no Orange Corners.
 

Estágios:

a. Estágio remunerado no BCI para 1 developer que se destaque na área de Inclusão Financeira;

b. Estágio de 1 ano na Mcel para 4 programadores e 2 graphic designers (6 meses sem remuneração com subsídio de transporte, alimentação e comunicação + 6 meses remunerado + possibilidade de integrar o quadro de pessoal caso tenha avaliação positiva;

c. Estágios remunerados de um ano no FFP (Fundo de Fomento Pesqueiro) com foco no desenvolvimento de soluções digitais na gestão de informação (FFP) e inovação social (nos projectos SWIOFish e MaisPeixe).

FAQ Hack4moz

©Hack4moz 2019

Idealização:

MORADA: Sede do Banco BCI, Avenida 25 de Setembro N.º 4